Opinião...


COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO EM CARTÃO



ARSENIO MACALICHE; LICENCIADO EM LITERATURA

A iniciativa do livro em cartão é muito interessante. É quase uma democratização do livro na medida em que abre possibilidades para quem não tem condições de acesso ao livro. Fazer um livro mais artesanal, mais artístico com o qual a pessoa se idêntica acho que é uma iniciativa louvável. Devia haver mais núcleos a reproduzirem essa iniciativa, levar para fora de Maputo, fazerem outras coisas, outro tipo de textos não só literários mas também utilitários. É uma iniciativa salutar.



JOSÉ DOS REMÉDIOS; ESTUDANTE DO CURSO DE LITERATURA MOÇAMBICANA, 3 ANO

Sou muito apaixonado pela literatura e por isso resolvi que devia abraçar esta ideia que acho louvável porque para além de levar a literatura aos menos desfavorecidos contribui de forma com que o jovem possa se expressar de um meio alternativo, uma vez que a literatura no nosso país é uma arte para privilegiados.
Ideias como estas, de produção de livros em cartão, permitem que o jovem não só se expresse mas também que possa ler sem gastar muito dinheiro. Por isso, a ideia é muito louvável sem deixar do lado a ideia de reciclar o cartão que também é um benefício para o próprio ambiente.



CARMEN HORÁCIO, ESTUDANTE DO CURSO DE ENSINO DE FRANCÊS, 4 ANO

Já participei duma Oficina literária de Kutsemba cartão nos finais de 2010 e gostei da ideia. Acho que devia continuar e por isso aderi também agora a esta oficina que estamos a fazer com a Dulcineia catadora.
Acho que a iniciativa devia continuar uma vez que no nosso país diz-se que as pessoas não lêem porque os livros são muito caros. Nós fazemos estes livros usando material reciclável que é uma forma de fazer o livro chegar a todos. Assim ajudamos não só o meio-ambiente como também fazemos o livro chegar a quem não pode.



JOSÉ ANTÓNIO, ESTUDANTE DO CURSO DE SOCIOLOGIA, 3o ANO

A iniciativa é interessante. Do princípio foi só uma curiosidade mas o que encontrei cá acho que  é de louvar. É uma iniciativa interessante e gostaria que essas iniciativas continuassem e abrangessem mais locais. O curso é interessante e achei divertido.


  
PAULO GUAMBE; EDUCADOR

Bom…eu penso que é um momento de projecção para este modo de fazer livro e de permitir o acesso a leitura a muito mais gente. É um momento de projecção, de visibilidade sobretudo e de incentivo á leitura. O impacto é muito bom e interessante, alguém ir a um lançamento de um livro de cartão, quer dizer, é o livro, é a arte, é o convívio entre as pessoas de forma singular mas também de pessoas que estão envolvidas com imprensa, instituições. É um envolvimento muito grande que vem sendo uma surpresa para muitos, mas é um primeiro encontro que vai trazendo resultados, de certeza, para um futuro próspero para esta alternativa que é o livro de cartão.



FERNANDO MANHIÇA;

Eu acho que é uma avaliação positiva na medida em que, iniciativas desta natureza são inquestionáveis dada a sua importância na divulgação não só da literatura, mas também no diálogo que a própria literatura pode estabelecer com as outras modalidades artísticas como seja: a pintura. Acabamos de assistirr agora a um documentário produzido pela Dulcineia catadora em que nos mostrou como é que pode-se fazer a intervenção de grafiteiros, por exemplo, na confecção de livros a partir  de cartão e material reciclável.



MADJER RACHD, VIDEOASTA

A experiência está a ser boa. Estou a fazer algo inimaginável tipo nunca pensei que fosse fazer um livro com material reciclável, então está a ser muito nice. Tenho aqui uma família e espero também poder passar esta mensagem para os outros que não tem noção de quão um cartão ou um material reciclável possa ser útil.



ANTONIO PELÁGIO

Não é a primeira vez a participar  neste projecto, já sou de casa. Dizer que este projecto é muito  louvável porque traz oportunidades para aqueles escritores que nunca tiveram acesso a uma  editora oficial e eles fazem de tudo para demonstrar que não é só a editora que pode editar livros,  mas também esse projecto kutsemba cartão pode editar os primeiros livros isto como uma iniciativa que vem por mais vezes para todos aqueles que não tem oportunidade. Dizer que é louvável, aqui estamos entre colegas, pessoas de vários sítios que não conhecemos e estamos a nos conhecer, estamos a construir uma família aqui, e é muito importante isso. Dizer que estamos a aprender e isso vamos praticar para ajudar a nós e ajudar a outros que tanto vão precisar desse material.



CELESTINO, ESTUDANTE DE LINGUISTICA, 1º ANO

Achei interessante, é pela 1ª vez a participar nisto e é um bom caminho para a kutsemba estão num bom caminho, continuem assim. É uma boa iniciativa, como acabei de dizer podem continuar ainda a fazer o mesmo trabalho de materiais  de baixo custo, ou seja, aqueles que podemos renovar, materiais que tiramos do lixo e podemos fazer algo muito interessante que possa valer muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário